fim do contrato

O meu contrato está a chegar ao fim… E agora o que?

Inevitavelmente, cada contrato tem um fim e quando se aproxima, o trabalhador não pode evitar de pensar sobre o seu futuro incerto. O que será dele? O primeiro conselho que eu dar posso dar é não entrar em colapso. Será um momento de reflexão para renovar como pessoa e como profissional. Você pode usar este tempo para reciclar conhecimentos ou dedicar-se a fazer coisas que você poderia trabalhar combinadas com a nova pesquisa. Se você conseguiu arranjar trabalho antes, então o conseguirá de novo. Mas sempre vai bem um pequeno empurrão.

Para evitar afundar-se neste momento, por vezes, tão avassalador, deixo algumas dicas que você deve seguir antes que o seu contrato acabe.

Dicas para lidar com o fim do contrato

Conheça o seu superior

Agende uma reunião para conversar com o seu superior ou o gerente de RH. Assim, poderá tentar negociar uma prorrogação do prazo ou mesmo relocalizar noutra posição da empresa em que você pode ser mais produtivo.

Quanto mais souber o seu superior ou encarregado de RH, mais eles podem ajudá-lo a encontrar um “ajuste”. Agendar estes encontros com pelo menos 4 semanas de antecedência é fundamental.

Seja honesto

Quando à procura de emprego você deve ser honesto com você mesmo e com os recrutadores. Seja honesto, se você não está a desfrutar da sua posição actual, evite a repetição dos seus erros. Não se apresse a aceitar qualquer coisa. Uma trabalhador infeliz é muito improdutivo.

Actualize seu currículo

Você pode ir para os centros de orientação profissional para ajudá-lo a escrever um currículo e procurar um novo emprego. Quando o fim do contrato estiver a chegar, tente obter suas actualizar as suas redes de trabalho e o seu currículo. Enquanto ainda estiver a trabalhar, escrever sobre as suas habilidades é mais fácil.

Participe em eventos de networking

Ir para diferentes eventos de marketing relacionadas ao seu sector. Nestes vais conhecer profissionais e por essa razão, sempre parecem ter trabalho interessante. Além disso, você vai aprender e conhecer profissionais da indústria e expandir a sua rede.

Finalmente, não se esqueça de manter-se firme, optimista. A vida bate, mas não mata. Você deve encarar isso como eu fiz antes.

A sua recompensa chegará!