Recursos Humanos

As novas expectativas de Recursos Humanos

Mudança de foco da HRM

O departamento de Recursos Humanos é responsável pela função organizacional que fornece liderança e conselhos para lidar com todas as questões relacionadas com as pessoas de uma organização. Assim sendo, lida com remuneração, contratação, gestão de desempenho, desenvolvimento de organização, segurança, bem-estar, benefícios, motivação dos funcionários, comunicação, administração e treinamento.

A gestão de RH é também uma abordagem estratégica e abrangente para a gestão das pessoas e da cultura e do ambiente no local de trabalho. Um departamento  de Recursos Humanos eficaz permite que os funcionários contribuam efectiva e produtivamente para a direcção geral da empresa e para a realização dos objectivos e metas da organização.

Porém, a gestão de Recursos Humanos está a afastar-se do pessoal tradicional, da administração e dos papéis transaccionais, que são cada vez mais exteriorizados.

A função de RH agora é esperado para agregar valor à utilização estratégica dos funcionários e para garantir que os programas de funcionários recomendados e implementados impacto do negócio de forma positiva mensurável.

Novas expectativas

Longe vão os dias em que a equipa de RH recebeu orientação da equipa executiva quanto às suas prioridades e necessidades. A equipa de RH deve agora sentar-se na mesa executiva e recomendar processos, abordagens e soluções de negócios que melhorem a capacidade das pessoas da organização para efectivamente contribuir.

O novo papel da gestão de recursos humanos envolve a direcção estratégica e métricas de RM e medições para demonstrar o seu valor. Os funcionários que trabalham em RM devem demonstrar o seu valor, mantendo seu empregador e empresa a salvo de processos judiciais e o caos no local de trabalho resultante. Eles devem executar um acto de equilíbrio para servir todas as partes interessadas de uma organização: clientes, executivos, proprietários, gerentes, funcionários e accionistas.

É difícil subestimar a importância de uma função de GRH eficaz e moderna dentro de uma organização. Um funcionário que se aposentou da HRM há vinte anos não reconheceria a competência e a capacidade das melhores organizações de HRM hoje. Você pode escolher mover sua função de HRM fora dos dias escuros e na luz. As organizações que fazem – são servidas melhor.